31/1/2023, 18.00 h
Ibero-Amerikanisches Institut
Potsdamer Straße 37, 10785 Berlin
Filme e conversa
Baseado em seis entrevistas com escritoras e escritores cujas vidas têm transitado de diferentes maneiras e em diferentes épocas entre Angola e Portugal – Ana Paula Tavares, Aida Gomes, Kalaf Epalanga, Raquel Lima, Yara Monteiro, Zetho Cunha Gonçalves – o documentário Viver e escrever em trânsito: entre Angola e Portugal apresenta narrativas de rutura e de (re)conciliação. As/os entrevistadas/os abordam os seus percursos biográficos, caraterizados por trânsitos geográficos, culturais e emocionais, motivadas por eventos históricos como a luta de libertação nacional de Angola, a guerra civil, o chamado “retorno” da África, ou produzidas por decisões familiares ou individuais. Refletem também sobre os seus respetivos projetos literários e o sentido de pertença a um ou vários lugares em que chegaram a viver e a construir-se como pessoas e artistas.
Exibição do documentário, seguida de conversa (em alemão) entre Robert Stock (Humboldt-Universität zu Berlin) e a diretora Doris Wieser (Universidade de Coimbra).
Viver e escrever em trânsito: entre Angola e Portugal (R: Doris Wieser, 63 min, Portugal, 2021, português com legendas em inglês)
Em colaboração com: Humboldt-Universität zu Berlin, Institut für Kulturwissenschaft